Instituição sede:
Estabelecido em 1963, o Ital é uma instituição de ciência e tecnologia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Pioneiro no setor de tecnologia de alimentos no Brasil, tem papel estratégico em alianças e projetos de cooperação com os setores público e privado, inovando por meio de pesquisa, desenvolvimento e assistência tecnológica especializada em alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem.
O instituto oferece uma série de serviços, que vão desde consultoria técnica, assistência tecnológica, análises laboratoriais, produção de lotes experimentais em plantas-piloto, certificação de conformidade, estudos de vida de prateleira, estudos de viabilidade econômica e desenvolvimento de novos produtos à capacitação de recursos humanos, entre outros.
Como instituição sede do NPOP-PBIS, o Ital fornece a estrutura administrativa e responde também pela coordenação da iniciativa, a cargo da Dra. Maria Teresa Bertoldo Pacheco, lotada no Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA).
A Dra. Maria Teresa coordenou ainda diversos projetos de pesquisas nacionais e internacionais com financiamento de agências de fomento à pesquisa (Fapesp, CNPq, Finep, Cyted), atuando na área de ciência e tecnologia de alimentos.
O Ital está localizado em Campinas, em uma área de 10 hectares, com 31 mil m2 de área construída, 29 plantas-piloto e 74 laboratórios, além de auditórios e bibliotecas. O sistema de gestão de qualidade tem certificação na norma NBR ISO 9001, com ensaios acreditados na norma NBR ISO/IEC 17025, na Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre).